terça-feira, 30 de abril de 2013

FAIMI lidera, mais uma vez, os índices de aprovação da OAB da região.

Pelo terceiro ano consecutivo, a FAIMI atinge um grande índice de aprovação de seus alunos no exame da ordem. Em 2011, com um índice de 35% de aprovação, a FAIMI foi uma das três instituições paulistas (sendo as outras duas USP de São Paulo e a UNESP de Franca) a entrar no ranking das 50 faculdades com melhor resultado na Ordem dos Advogados do Brasil, garantindo o 49º lugar. Já em 2012, 89% dos candidatos do 7º exame da OAB foram reprovados e apenas cinco faculdades da região tiveram índices acima da média, sendo a FAIMI a primeira do ranking da região, com 25% de aprovação. “Me formei em 2011 e passei na segunda vez que prestei o exame. Eu sempre procurei me dar o máximo sozinha, mas sempre que procurei os professores, eles me ajudavam na mesma hora. E as provas da FAIMI não eram fáceis, mas essa exigência que teve foi o que me ajudou a passar na OAB. Eles me preparam para o mundo lá fora”, contou a ex-aluna Polyana Araújo de Morais. Lívia Maria Pecines, uma ex-aluna que foi aprovada no 8º exame,
Alunos aprovados entre 2012 e 2013: Polyana de
Moraes, Tainara de Oliveira, Fábio da Silva, Lívia
Pecines, Daiane Gomes e Monize Salvione.
 declarou: “Gostei muito do curso, tem muitos professores bons que me incentivaram, como a Larissa, a Carina. A FAIMI ajudou muito, o curso é muito bom e é o que me ajudou a passar”. Neste ano de 2013, nossos alunos continuaram a garantir esse sucesso: 28,57% dos que prestaram o 9º exame da Ordem foram aprovados, garantindo, novamente, à FAIMI o primeiro lugar no ranking de aprovação da região. “Passar no exame é a melhor sensação possível. Batalhei muito, foi uma emoção. A FAIMI serviu como base para ajudar”, contou o ex-aluno João Paulo Manfetoni Rodrigues, que já saiu da prova com um emprego garantido na área de advocacia. Fábio Renato da Silva ainda ressaltou: “A prova não é difícil, pois as perguntas são baseadas em texto seco de lei (na primeira fase). Já a segunda fase exige maior atenção do candidato. A professora Larissa e o professor Airton me ajudaram”. Dentro das aprovações deste início de ano, alguns alunos surpreenderam ainda mais, pois nunca haviam prestado a OAB anteriormente e foram aprovados logo na primeira vez. “Foi a primeira vez que prestei e já passei. Eu não esperava, foi um sonho realizado. Gostei do curso e dos professores, eles dominavam as matérias”, contou Tainara Luizi Aparecida de Oliveira. Sua colega de sala, Daiane Cano  
Os amigos José Renato do Santos Filho e João Paulo
Manfetoni, ambos aprovados no 9º exame da OAB.
Gomes, também passou de primeira e contrariou a opinião geral sobre a dificuldade da prova: “Eu achei a prova tranquila, não tive muita dificuldade. O curso da FAIMI deu uma base e me ajudou bastante. Gostei tanto dos professores, como do curso”. O exame da Ordem vem assustando os alunos com seus índices altos de reprovação e exigências variadas, principalmente na primeira fase, o que deixou Monize Barbosa Salvione apreensiva sobre sua atuação: “Eu não achei que passaria de primeira. A primeira fase foi difícil e complicada, me preparei bastante e fiquei surpresa quando vi que tinha passado, foi um alívio. Já a segunda fase foi tranquila. A FAIMI é uma base, alguns professores me apoiaram bastante”. Sobre a prova, José Renato do Santos Filho ainda completou: “A Faimi me ajudou bastante, o curso e o ensino, mas precisa de esforço do aluno”. Os ex-alunos Kaimyson Carlos de Souza Gabiatti e Juliana Perpétuo Covizzi também foram aprovados, mas não puderam comparecer a entrevista. A FAIMI parabeniza todos os seus alunos por este êxito e deseja a eles um futuro promissor. E ainda anseia ajudar muitos outros estudantes a alcançarem seus objetivos.


Confira aqui o vídeo feito pela tvuniesp sobre a conquista da FAIMI em 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=ReoIeHSpQh4

E mais, leia as reportagens sobre estes índices de aprovação no jornal Diário da Região, versão digital:
2011: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/79254,,Direito+de+Mirassol+fica+entre+as+50+com+melhor+resultado+na+Ordem.aspx
2012: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/106427,,OAB+reprova+89+dos+candidatos+da+regiao.aspx
2013: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/133710,,Exame+da+OAB+reprova+92+dos+candidatos.aspx

Enfermagem realiza projetos de orientação à comunidade.

O Curso de Enfermagem da FAIMI/UNIESP participou, nos dias 26 e 27 de abril, de uma campanha intitulada “Cuidando do coração de sua mãe”, em parceria com o Hospital do Coração (HMC) de São José do Rio Preto, que tinha como intuito a prevenção da Hipertensão Arterial. “Esse projeto surgiu a partir de um convite do hospital do coração para a gente participar dessa ação comunitária em prol do dia nacional de combate a hipertensão arterial, que é dia 26 de abril. Para a formação dos alunos é uma atividade muito importante por que, além de trazer a prática da teoria, permite que eles façam a interação com a comunidade. E institucionalmente é um ponto positivo por que a gente acaba fazendo uma parceira com o serviço de saúde, integrando aí o campo de prática profissional com a área educacional”, contou o coordenador do curso, Prof. Dr. Luciano Garcia Lourenção. O evento aconteceu no Shopping Cidade Norte, das 10h às 16h, e contou com a participação de alunos e professores do curso. “Já participei de alguns eventos desse tipo. Funciona mais em questão de orientar as pessoas para se prevenir para não vir agravar mais ainda a doença. É emocionante, a gente sente que tem participação ajudando as pessoas a não se prejudicar mais e também ajuda muito no nosso crescimento profissional”, declarou a aluna Giudete da Silva Mercês, do 5º semestre de Enfermagem. O Shopping cedeu um espaço para que os alunos desenvolvessem o projeto e ainda ofereceu móveis e decoração, criando um ambiente confortável e facilitando o atendimento a população. “Queremos uma interação maior com a comunidade. Não queremos que aqui seja só um local de compras e sim de lazer, cultura e saúde. Vimos que esse projeto era uma chance de ajudar a comunidade então abrimos as portas”, contou Vivian Lima, Assessora de Imprensa do Shopping. O contato com a comunidade continuou no domingo, dia 28 de abril, durante a Festa dos Trabalhadores, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da cidade de Mirassol. Em parceria com a Prefeitura de Mirassol, foi montada uma tenda na festa, onde os alunos de Enfermagem atendiam a população para aferir a pressão e tirar sangue, além de distribuir folhetos com informações sobre DST’s. “Acredito que projetos desse tipo incentivam bastante os alunos a interagir com a população. Quando eu era aluna da FAIMI, chegamos a fazer muitos projetos e isso me ajudou, aprendi muito e humanizou o cuidado da enfermagem”, declarou Isadora dos Santos, ex-aluna do curso de Enfermagem que agora trabalha como enfermeira da clínica de enfermagem da FAIMI. De acordo com o coordenador do curso, vários convites para projetos de orientação estão chegando e estes são apenas alguns dos que os alunos irão participar esse ano. A aluna Keyla Daniele Pasqualão, do 3º semestre de Enfermagem, enfatizou a opinião da maioria de seus colegas sobre esse tipo de projeto: “A população tem que saber, tem que ter orientação sobre as doenças. E esse tipo de projeto sempre nos ensina muito. Aprendizado nunca é demais”.

Confira as fotos dos eventos em nosso facebook:

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alunos do Design visitam exposição da 30º Bienal no Sesc Rio Preto.

O Sesc de São José do Rio Preto abriu na terça-feira, dia 16 de abril, uma exposição de arte contemporânea de Seleção de Obras da 30ª Bienal de Artes, exposta em São Paulo no ano passado. Sob o título 'A iminência das poéticas', a 30ª Bienal tem como centro curatorial os temas da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e permanente mutabilidade das poéticas artísticas. “As obras tem relação: palavra, silêncio, voz. E todas elas têm relação com a linguagem e com livros”, explicou Heloísa Marques, uma das estagiárias encarregadas da apresentação. Ao todo, seis artistas expoentes da Bienal na capital fazem parte da mostra itinerante em Rio Preto. Entre eles, estão os brasileiros Odires Mlázho, com seus livros-esculturas, e Arthur Bispo do Rosário. Completam a lista a americana Erica Baum e três sul-americanos: Juan Luis Martínez, do Chile, o venezuelano Eduardo Gil e Pablo Accinelli, um dos destaques da arte
contemporânea argentina. Na sexta-feira, dia 19 de abril, os professores Juny Alessandro de Almeida e Lucas Farinelli Pantaleão levaram os alunos do 2º e 3º semestre noturno de Design para visitarem a exposição. “Essa vinda até aqui faz os alunos saírem da sala de aula e pararem para fazerem outras reflexões. Na hora que você passa a primeira vista pelas obras, até que não chamam muito atenção, mas quando você para e tenta fazer uma leitura, principalmente em grupo, é uma experiência rica. Essa proposta da Bienal de vir para o interior aguça a curiosidade para ir até São Paulo vê-la completa”, ressaltou Lucas. Para uma melhor visualização de cada espaço, os alunos foram divididos em dois grupos e passaram por cada sala em uma ordem diferente, apreciando o contraste de som e silêncio entre elas. “Achei uma exposição com um valor visual muito importante, tanto do ponto de vista, como do ponto cultural. Do ponto de vista, quando chegamos aqui, 
tivemos uma impressão. Depois que o pessoal explicou para a gente, aí começamos a ter outra, começamos a entender as obras. E do ponto cultural, isso vai agregando nosso portfólio de associação de ideias. Pra gente que é designer é muito importante porque você pode, com um quadro desses, ter uma inspiração para fazer uma estampa diferente, um modelo de carro e até um brinde”, contou Antônio dos Santos, aluno do 2º semestre. A aluna Noely Fernanda Santana, do 3º semestre, completou: “A gente conhece obras que não temos contato normalmente e expande nosso conhecimento. Ajuda no nosso ensino e na cultura”. A exposição é aberta ao público durante o horário de funcionamento do Sesc e ficará em Rio Preto até 23 de junho.

Entrega dos certificados do Programa FIES.

Na semana passada, os alunos que são matriculados pelo FIES receberam seus certificados de participação do programa FIES UNIESP PODE PAGAR. Na quinta-feira, dia 25 de abril, no período da manhã, o diretor da FAIMI/UNIESP, Prof. Esp. Adm. Marco Antonio Ferreira Matheus, fez a entrega dos primeiros certificados no auditório do Prédio I, com a ajuda do coordenador do curso de Administração, Prof. Me. Adm. Leandro de Oliveira Ferreira. No período noturno, o professor do curso de Direito, Prof. Dr. Éder Frederico Barbosa Raia, auxiliou o diretor na entrega final para os alunos dos cursos de Direito, Administração e Sistema de Informação. Na sexta-feira, dia 26 de abril, a
entrega aconteceu nos dois períodos no Prédio II, para os alunos dos cursos de Design, Enfermagem, Letras, Pedagogia e Educação Física, com o auxilio do coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Dr. Luciano Garcia Lourenção e do representante dos Projetos Sociais Eric Renan. Com esta entrega, a FAIMI/UNIESP cumpre mais uma Etapa das garantias dadas aos alunos de que se eles cumprirem com o estabelecido no Programa terá a sua Faculdade paga pela UNIESP.


Confira todas as fotos em nosso facebook:
https://www.facebook.com/FaimiUniespMirassol

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CPA 2013: Está chegando a hora!

Entre os dias 20 e 24 de maio teremos a primeira parte da avaliação da CPA (Comissão Própria de Avaliação) de 2013, uma excelente oportunidade a alunos, professores e colaboradores de todas as Instituições de Ensino Superior independentes e associadas ao Grupo Educacional UNIESP para destacar tudo que sua unidade oferece e também sugerir ações que possam ajuda-la a melhorar ainda mais, tanto no que diz respeito aos seus estudos quanto em relação ao seu trabalho. A CPA foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento dos processos de avaliação institucional. A autoavaliação institucional é o processo que permite à Instituição o autoconhecimento e que, articulada à gestão acadêmica, contribui na busca da melhoria contínua, nos direcionamentos das estratégicas institucionais e na formação de cidadãos críticos, capazes de transformar sua realidade social e econômica. A proposta da avaliação interna e externa é promover o olhar global das instituições de ensino superior, buscando identificar o grau de coerência entre suas propostas educacionais e sua efetiva realização. Na FAIMI/UNIESP, a CPA é composta pelo coordenador de Enfermagem, Prof. Dr. Luciano Garcia Lourenção, que coordena também o projeto, a coordenadora acadêmica, Profa. Ms. Marilena Estrella Facuri, como vice coordenadora, a professora Dra. Maria Teresa Martins e o professor Ms. Victor Lage, representantes dos docentes, Monica do Amor Divino Daniel, representante do corpo técnico, Luiz Antonio Fontes Novoa, representante da comunidade civil e Isadora dos Santos, representante discente. O funcionamento da CPA baseia-se na elaboração periódica de questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A comunidade interna da FAIMI, formada pela direção e por professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da autoavaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. A comunidade externa, por sua vez, tem acesso aos pontos fortes e às fragilidades da instituição assim avaliada. O relatório das avaliações realizadas no ano de 2012, durante os meses de maio e outubro, já foram disponibilizadas para o MEC/INEP e já se encontram disponíveis também para a comunidade interna e externa. Agora contamos novamente com a participação de todos para a consolidação desse processo e melhoria da nossa instituição.

Faça você também uma UNIESP ainda melhor.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Curso de Enfermagem agenda Semana Acadêmica.

O Curso de Enfermagem da FAIMI/UNIESP realizará, de 13 a 17 de maio, no auditório do Prédio I, das 19h00 às 22h00 (todos os dias), a Semana Acadêmica de Enfermagem. O evento é um momento de discussões e atualização do conhecimento acerca de um tema central: “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida”, permitindo destacar a realidade local, as dimensões éticas, técnicas e políticas e os desafios para a prática de Enfermagem na atualidade. Dentro deste tema, serão realizadas palestras focadas nos seguintes subtemas: “Implicações Éticas dos Erros do Profissional de Enfermagem”; “Humanização da Assistência de Enfermagem”; “Mercado de Trabalho na Enfermagem”; “Atuação do Enfermeiro no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”; “Segurança do Paciente: como evitar o erro e como agir diante do mesmo”; “Atuação do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde: Perfil Profissional e o Desafio da Estratégia Saúde da Família” e “O Papel do Enfermeiro na Abordagem Sindrômica das DSTs”. Para participar, os interessados deverão se inscrever, até o dia 06 de maio, diretamente com o coordenador do curso, Prof. Luciano Lourenção, com a Enfa. Isadora dos Santos, ou ainda na secretária do Prédio II, com os atendentes Eric e Renata, sob a taxa de R$ 10,00 por aluno da FAIMI/UNIESP e R$ 15,00 para demais interessados. Aqueles que perderem este prazo deverão se inscrever no dia e local do evento, sob a taxa de R$ 15,00 por aluno da FAIMI/UNIESP e R$ 20,00 para demais interessados.

FAIMI/UNIESP participa de discussão para CONAE/2014.

Na última quarta-feira, dia 17 de abril, A FAIMI/UNIESP, em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Mirassol, sediou e participou da primeira reunião de discussão das propostas para a educação do município, fase que precede a Conferência Nacional de Educação – CONAE/2014, que se realizará no mês de Fevereiro/2014 em Brasília. A I Conferência Nacional de Educação - CONAE aconteceu em 2010, resultante de uma parceria entre os sistemas de ensino, os órgãos educacionais, o Congresso Nacional e a sociedade civil. O Documento Final desta Conferência apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, da universalização, da qualidade, da inclusão, da igualdade e da diversidade e se constituiu em marco histórico para a educação brasileira na contemporaneidade, deliberando as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação. A II Conferência Nacional de Educação – CONAE/2014 contará com a participação de representantes de entidades da sociedade civil e do governo e terá suas discussões balizadas por sete eixos temáticos:

Eixo I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.

Eixo II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.

Eixo III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente.

Eixo IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

Eixo V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

Eixo VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.

Eixo VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

A FAIMI/UNIESP escolheu a responsabilidade pelas discussões dos Eixos IV e V e acredita que este projeto será mais um espaço de discussão visando uma educação de qualidade para todos em todas as instâncias educacionais. A faculdade é representada pelo seu Diretor, Prof. Adm. Esp. Marco Antonio Ferreira Matheus; pela sua Coordenadora Acadêmica, Profa. Mestre Marilena Estrela Facuri; pela Coordenadora do Curso de Letras, Profa. Dra. Maria Teresa Martins; pelos professores Dra. Rachel de Carvalho Ruiz Abrahão, Dr. Kazuo Nagamine e Esp. Celina Sicard Salomão de Freitas; e pelos alunos Luiz Carlos Juarez, do Curso de Direito, Rosenilda Aparecida da Silva Gino, do Curso de Administração, Cristiane de Paula Rodrigues, Gildete da Silva Mercês e Ana Antônia de Oliveira, ambos do curso de Enfermagem.
As próximas reuniões, com foco na discussão de cada um dos eixos individualmente, estão agendadas para o mês de maio e também acontecerão no auditório do Prédio I da FAIMI/UNIESP.

Confira as fotos em nosso facebook:
www.facebook.com.br/FaimiUniespMirassol