quinta-feira, 24 de abril de 2014

Renovação de Reconhecimento - Pedagogia

Nos dias 10 e 11 de abril de 2014, o curso de Pedagogia da Faimi/Uniesp passou por um processo de avaliação in loco junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) para renovação de reconhecimento. O curso foi avaliado com nota 4 pelos avaliadores que estiveram presentes no Prédio II da Faimi/Uniesp, nota que foi muito festejada por todos e que somente veio reforçar o bom desenvolvimento do curso, consequência do empenho de todos os professores e alunos para que o resultado fosse esse.
Estiveram presentes na reunião com os avaliadores alunos que estão cursando Pedagogia e também egressos. Todos foram muito elogiados pelos avaliadores, que usaram as seguintes palavras: “Com esses alunos, o curso já tem uma equipe. Eles são muito bons e já atuam no mercado de trabalho. Parabéns!!!”.
O corpo docente foi avaliado com a maior nota dentre as três dimensões consideradas: Organização Didático-Pedagógica e Infraestrutura. Ter uma avaliação como essa enobrece, qualifica e dá ânimo a todos os que acreditam na Educação e na importância do curso para a participação que tem na comunidade local, auxiliando na formação dos seres humanos que nos compete.
No momento do fechamento das atividades dos avaliadores, a mensagem deles foi essa: O curso tem qualidade!!!

Profa. Dra. Luzia de Fátima Paula

Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faimi/UNIESP   

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Café Filosófico: Didática para docente e discente

Aconteceu no dia 14 de abril o Café Filosófico: Didática para docente e discente no prédio II da Faimi/Uniesp. Estavam presentes os professores Adalberto Vítor Raiol Pinheiro, Arlete del Padre de Oliveira, Fábio Henrique Gulo, Luzia de Fátima Paula, Teresinha de Lourdes Fávero e Victor Lage, além dos alunos do curso de Educação Física, Letras e Pedagogia.
A Profa. Dra. Luzia iniciou o café filosófico comentando uma fala de uma amiga “Atuo em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e estou sendo pajem, ao invés de professora”. Todos os participantes do Café Filosófico contribuíram com falas e opiniões fundamentadas a respeito do tema, que foi sugerido há um mês, assim como a leitura dos três textos indicados, que seguem abaixo na referência bibliográfica. Ester, aluna do curso de Pedagogia mencionou que “Escola não é parede, a escola somos todos nós. Só vamos fazer a diferença a partir do nosso conhecimento”. Além disso, foi discutido também “[...] que os professores precisam planejar as aulas e ter uma formação continuada”. O aluno Leon, do curso de Educação Física, comentou: “Precisamos dar aula para alunos e para os pais deles e isso não está certo”.
Com relação à contribuição dos professores, o Prof. Fábio contribuiu com a seguinte fala: “[...] os professores precisam estar aptos à mudança e a desafios”. A professora Teresinha abordou a questão que “[...] para se tornar professor este precisa se conhecer”. E questionou “[...] se as práticas atualmente estão de acordo com a realidade dos alunos”. O professor Adalberto falou que todos os professores são cuidadores, pois, além de cuidarem dos alunos, cuidam do seu conhecimento pedagógico. E o professor Victor afirmou que “[...] proficiência exige disciplina, e que o exemplo é a melhor pedagogia”. Também a professora Arlete contribuiu expondo “[...] que o docente deve estar preparado, deve amar o que faz. E que a faculdade é um processo de transformação”.
Além disso, outras temáticas foram discutidas: a gestão democrática de uma escola, a relação indissociável entre teoria e prática, o fato de não haver docência sem discência, entre outros.
Enfim, o Café Filosófico representa uma excelente oportunidade de participação de todos, tendo em vista o caráter da dinâmica que propõe: a interação a partir da fundamentação teórica de temas que merecem ser discutidos.
Referências bibliográficas:
CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores: da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. (Orgs.). A didática em questão. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 13-24.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ática, 2000.

MALHEIROS, B. T. Tecnologia na Educação: novos desafios para a Didática. In: MALHEIROS, B. T. (Orgs). Didática Geral. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p. 167-178.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Alunos do curso de Educação Física da FAIMI/UNIESP Mirassol participaram de oficina e espetáculo de dança no SESC, com Lia Rodrigues.



Após Espetáculo de Dança Pindorama com Lia Rodrigues Companhia de Danças apresentado no dia 11/04/2014 no SESC de São José do Rio Preto, Lia Rodrigues fez um bate-papo com a platéia e tirou fotos com a Profª. Lilian Cachoni e os seus alunos da Faculdade UNIESP FAIMI de Mirassol.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Aviso - Cadastro dos relatórios das Atividades de Contrapartida Social.

Atenção alunos que precisam fazer o cadastro dos relatórios das Atividades de Contrapartida Social do mês de Dezembro/2013.

Em razão da nova versão RM, a TI está também fazendo migração do sistema antigo para a Gestão da Contrapartida Social. Excepcionalmente, até que o sistema esteja totalmente pronto, informamos que os alunos participantes do PROGRAMA UNIESP PAGA poderão acessar o sistema antigo no endereço:  http://extranet.uniesp.edu.br e postar os relatórios de Atividades Desenvolvidas.

Para maiores esclarecimentos, o aluno deve procurar o professor Hanniel na Unidade I da FAIMI.

FAIMI/UNIESP oferece coquetel para empresas da região.

Nesta quarta-feira, dia 08 de janeiro de 2014, a FAIMI/UNIESP ofereceu um coquetel para as representantes do departamento de RH da empresa Graneleiro Transportes Rodoviários e da empresa Cerocha, Elen Lisboa e Ana Cláudia Manfrin, com o objetivo de apresentar os novos cursos e os projetos sociais, além de uma potencial parceria entre a instituição e a empresa. Durante o evento, o Diretor da faculdade, Prof. Esp. Adm. Marco Antonio Ferreira Matheus, também contou um pouco da história da FAIMI e apresentou as conquistas de cada curso, tanto no ENADE e OAB como em premiações que os alunos receberam durante sua graduação. Os coordenadores dos cursos de Administração e Sistema de Informação, Prof. Me. Adm. Leandro de Oliveira Ferreira e Prof. Leandro de Oliveira Tancredo, também estiveram presentes e tiveram a oportunidade de explicar sobre seus respectivos cursos.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Rematricula 2014/1.

O Painel de Rematrícula 2014/1 foi liberado para a FAIMI/UNIESP. Acompanhe abaixo os procedimentos para efetivar sua Rematrícula, lembrando que alunos que possuem pendência financeira deverão resolvê-las ou não terão acesso a Rematrícula.

1. Acessar o site da UNIESP – www.uniesp.edu.br

No campo UNIESP ONLINE o aluno deverá selecionar o campo ALUNO. Ao lado o mesmo deve inserir o RA, selecionar a coligada e inserir a senha.

Para o 1ª acesso, a senha deve ser o CPF.


2. Após a inclusão dos dados acima, o aluno terá acesso a próxima tela, na qual informa-se que o sistema está indisponível para geração de acordos e atualização de parcelas e baixa de pagamento.

Nesta tela o aluno pode optar em efetuar sua REMATRICULA 2014/1 através do link existente no topo da página ou pelo link Rematrícula 2014/1 localizado a esquerda da página.


3. Ao acessar o link REMATRICULA 2014/1, o aluno terá acesso ao Requerimento de Matricula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Nesta tela o aluno deve dar o “aceite” no Requerimento de Matricula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e efetuar a Rematrícula.


4. Após confirmar a Rematriíula, o sistema estará liberado para impressão do boleto de Janeiro/2014.

O aluno deve acessar o link a esquerda da tela FINANCEIRO – BOLETOS e efetuar a impressão de seu boleto.

Vestibular 2014!

As provas do Vestibular FAIMI/UNIESP 2014 acontecerão todas as Segundas, Quartas e Sexta-feiras, nos seguintes horários:
 
Manhã: 10h00
Tarde:  15h00
Noite:   20h00
 

Aqueles que fizerem os vestibulares no mês de Janeiro/2014 estarão isentos da Taxa de Inscrição do Vestibular.