sexta-feira, 17 de maio de 2013
Unidade de Interlagos realizará evento para as crianças.
Infelizmente, hoje em dia, a criança tem que abrir mão de brincar, seja por excesso de atividades ou carência socioeconômica e financeira. A Unidade de Interlagos-SP do Grupo UNIESP está participando efetivamente da campanha para trazer de volta a infância para as crianças e, por esse motivo, está realizando a 'Semana Mundial do Brincar'. Confira o convite da abertura desse evento e participe você também!
quinta-feira, 16 de maio de 2013
A Semana de Enfermagem continua com palestra sobre Atendimento Móvel de Urgência.
A Semana Acadêmica de Enfermagem chegou ao seu terceiro dia com a presença do Enfermeiro do Departamento de Saúde de Mirassol, Enf. Flavio de Felício Chagas, que trouxe para os alunos a palestra “Atuação do Enfermeiro no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”. “É uma realidade muito cabível para eles verem como que funciona o serviço da enfermagem dentro do serviço do veiculo móvel de urgência. Muitos não têm o conhecimento de como ele funciona. Eles vão aprender, durante o decorrer da graduação, como atender um paciente urgente e um paciente de emergência, mas eles não têm uma noção, por exemplo, de como atender um paciente do serviço do SAMU. Por isso, eu acho que esse tema só tem a acrescentar no ensino”, explicou o enfermeiro. Durante a palestra, ele ensinou aos alunos a função do SAMU, do SUS e do socorrista que precisa atender pacientes nas mais diversas situações de perigo e urgência. “Eu gostei muito. Estou adorando desde o começo da semana até agora. Tem muita coisa que a gente tá aprendendo. Eu sou Técnica de Enfermagem já, mas quem não é, quem tá começando agora, deve tá aproveitando muito. É
interessante você aprender e descobrir outras coisas além do que você já tá gostando. Te inspira muito e da vontade de continuar nesse caminho”, contou a aluna Elaine dos Santos Miranda, do 3º semestre de Enfermagem. Sua colega de sala, Vanusa Karina Dias, completou: “É muito interessante, a gente aprende bastante. É tudo muito produtivo. Vai me ajudar muito no crescimento profissional”. A professora do curso de Enfermagem, Profa. Albertina Gomes da Silva, vem acompanhando todas as palestras durante esses três dias e deixou sua opinião: “As palestras, pelo que eu pude perceber, tão vindo de encontro com o anseio deles. Eles têm muita sede de aprender, então para eles é tudo muito novo. O pronto-atendimento, a humanização. Todo mundo diz que pra você fazer Enfermagem tem que ter o dom e, quando eles chegam aqui, eles veem que não é só o dito popular, por que você vive momentos com a pessoa que ninguém lá fora quer viver. Ninguém é preparado para viver o pior. Nem o enfermo está preparado para viver o pior. Os alunos que entram no curso são muito novos e precisam entender a realidade. Essas palestras abrem a cabecinha deles”.
interessante você aprender e descobrir outras coisas além do que você já tá gostando. Te inspira muito e da vontade de continuar nesse caminho”, contou a aluna Elaine dos Santos Miranda, do 3º semestre de Enfermagem. Sua colega de sala, Vanusa Karina Dias, completou: “É muito interessante, a gente aprende bastante. É tudo muito produtivo. Vai me ajudar muito no crescimento profissional”. A professora do curso de Enfermagem, Profa. Albertina Gomes da Silva, vem acompanhando todas as palestras durante esses três dias e deixou sua opinião: “As palestras, pelo que eu pude perceber, tão vindo de encontro com o anseio deles. Eles têm muita sede de aprender, então para eles é tudo muito novo. O pronto-atendimento, a humanização. Todo mundo diz que pra você fazer Enfermagem tem que ter o dom e, quando eles chegam aqui, eles veem que não é só o dito popular, por que você vive momentos com a pessoa que ninguém lá fora quer viver. Ninguém é preparado para viver o pior. Nem o enfermo está preparado para viver o pior. Os alunos que entram no curso são muito novos e precisam entender a realidade. Essas palestras abrem a cabecinha deles”.
Curso de Pedagogia realizará 1° Simpósio de Estudantes.
No dia 21 de maio, terça-feira, o curso de Pedagogia da FAIMI/UNIESP realizará o 1° Simpósio de Estudantes de Pedagogia, organizado pelos alunos da Pedagogia VII, sob a orientação da Profa. Esp. Ana Paula Melchiori, e abordará questões que envolverão a teoria e a prática de sala de aula, por meio de reflexões proporcionadas pelas atividades de orientação e supervisão de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos e Pessoas com Necessidades Especiais. “Esse será um importante momento de troca de experiências entre os alunos/formandos e os demais alunos do curso. E também com profissionais da educação do município de Mirassol, que foram convidados”, explicou a coordenadora do curso, Prof. Dra. Luzia de Fátima Paula. O evento acontecerá no auditório do Prédio I da faculdade, a partir das 19h.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Palestras de Enfermagem falam sobre cuidado, amor e fazer a diferença e emocionam os alunos.
No segundo dia da Semana Acadêmica de Enfermagem, as palestras foram focadas na humanização, na importância e na diferença que o profissional da Enfermagem faz dentro de sua área. A noite começou com a Profa. Dra. Rita de Cássia Helú de Mendonça Ribeiro, Enfermeira e Professora do Departamento de Enfermagem Geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, que trouxe para os alunos a palestra “Humanização da Assistência de Enfermagem”. “Essa questão da Humanização da Assistência de Enfermagem é uma coisa que muitas vezes, pelo avanço da tecnologia e da Medicina de uma forma geral, faz com que as pessoas fiquem muito voltadas para essa questão da informalidade. Com esse avanço da rapidez ao receber a informação, a gente tem que lembrar que o ser humano precisa de um aconchego. Então precisamos ter ações mais concretas, menos maquinicista e mais humanista e lembrar que precisamos do calor humano. Só a mão humana vai fazer com que eu consiga resgatar isso”, explicou Rita. A palestra enfatizou o cuidado, a dedicação e o amor que os profissionais da Enfermagem devem ter ao atender seus pacientes, fazendo a diferença na hora de sua recuperação. “Ela sabe explicar a situação que ela quer passar. A palestra dela é muito aproveitável na nossa área. A Enfermagem, além da arte de cuidar, tem que ter um amor muito grande pela sua profissão. Você pode pegar o pior caso possível, mas tornar ele a melhor recuperação possível”, contou a aluna Carla Tamarindo Lapparo, do 1º Semestre de Enfermagem. A segunda palestra, “Mercado de Trabalho da Enfermagem”, foi realizada pelo coordenador do Curso, Prof. Dr. Luciano Garcia
Lourenção, que comentou: “Esse tema foi proposto para discutir sobre o atual mercado de trabalho no Brasil. Embora regionalmente a gente viva algumas dificuldades pelo Estado de São Paulo ter o maior número de enfermeiros, ainda há um mercado muito aberto. Em outras regiões do Brasil e até mesmo fora do Brasil, pela questão do Mercosul, além dos países europeus e norte americanos que contratam enfermeiros brasileiros. O propósito foi mostrar um pouco da situação atual do mercado de trabalho pra enfermagem e proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre isso, a necessidade e a importância de buscar esses novos horizontes dentro da profissão”. Ao final da palestra, Luciano mostrou um pequeno conto chamado “A Marca” que ensina a diferença que você pode fazer na vida das pessoas quando você escuta, dá atenção e se dedica, emocionando a maioria dos alunos presentes. A aluna do 1º semestre, Rafaela Massako Fujimoto, deixou sua opinião: “Eu aprendi hoje nas duas palestras que a gente tem que cuidar dos nossos pacientes como se eles fossem nossos pais, como se fossem um ente querido, por que é o amor que faz a nossa formação. Nossa formação é o cuidar, então temos que saber cuidar do paciente. Aprendi também que existe um leque imenso para nossa área de trabalho e que eu posso ir além do que se espera de uma enfermeira”.
FAIMI de cara nova!
A UNIESP remodelou, dentro de seu site, a página de todas as faculdades associadas. Acesse o endereço www.uniesp.edu.br e clique no link Mirassol para conferir o novo design e ficar por dentro de todas as notícias da nossa instituição que foram publicadas na página da UNIESP. E mais: A Revista Online Areópago Jurídico que funcionava dentro do site da FAIMI (www.faimi.edu.br) voltará ao ar ainda esse mês. Acesse e confira!
FAIMI/UNIESP investe em melhorias para o ensino de seus alunos.
Confira as fotos em nosso facebook:
https://www.facebook.com/FaimiUniespMirassol
terça-feira, 14 de maio de 2013
Semana Acadêmica da Enfermagem começou nesta segunda.
Nesta segunda-feira, 13 de maio, deu-se início a Semana
Acadêmica de Enfermagem da FAIMI/UNIESP, que tem como tema central:
“CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL E A ENFERMAGEM NO CUIDADO COM A VIDA”. A data para a
realização deste evento foi escolhida para celebrar o Dia Internacional da
Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio em virtude do aniversário da pioneira
da enfermagem, a britânica Florence Nightingale. O coordenador do curso, Prof.
Dr. Luciano Garcia Lourenção, abriu a noite com um discurso que motivou os alunos
a refletirem sobre o futuro profissional que gostariam de seguir. “É um momento
importante onde os profissionais e os alunos de graduação e cursos técnicos se
reúnem para discutir a respeito de um tema central, normalmente proposto pelo
Conselho Federal de Enfermagem, e que tem a ver com a situação da Enfermagem e
o momento que ela vive. A gente propõe na semana trazer profissionais para
abordar temas que possam levar os nossos alunos a refletirem o motivo desse
tema central e sobre a situação da profissão na
atualidade”, declarou Luciano.
Em seguida, os alunos assistiram a palestra “Tratamento de feridas”, realizada
pelo Enfermeiro Coordenador do Grupo de Curativos do Hospital Sociedade
Portuguesa de Beneficência de São José do Rio Preto, Aderson Francisco de
Oliveira, que é Especialista em Enfermagem Dermatológica. “Esse tema é muito
importante. Todo enfermeiro, em qualquer contexto que vá trabalhar, seja
domiciliar ou hospital, ele vai se ver na situação de ditar uma conduta. O
tratamento de ferida é o que vamos lidar no nosso dia-a-dia”, explicou Aderson.
“Eu achei muito interessante a palestra, a gente aprende muito como cuidar das
feridas para podermos atuar nos hospitais depois”, contou a aluna Giudete da
Silva Mercês, do 5º semestre de Enfermagem. Sua colega de sala, Laisa de Barros
Goes, ainda completou: “As pomadas e curativos que ele trouxe para nós são
novos, nunca tínhamos visto antes. Isso tudo é o que mais vamos presenciar
quando trabalharmos”. O evento continua hoje à noite com as palestras
“Humanização da Assistência de Enfermagem” e “Mercado de Trabalho da
Enfermagem”.
Assinar:
Postagens (Atom)
