quarta-feira, 23 de abril de 2014

Café Filosófico: Didática para docente e discente

Aconteceu no dia 14 de abril o Café Filosófico: Didática para docente e discente no prédio II da Faimi/Uniesp. Estavam presentes os professores Adalberto Vítor Raiol Pinheiro, Arlete del Padre de Oliveira, Fábio Henrique Gulo, Luzia de Fátima Paula, Teresinha de Lourdes Fávero e Victor Lage, além dos alunos do curso de Educação Física, Letras e Pedagogia.
A Profa. Dra. Luzia iniciou o café filosófico comentando uma fala de uma amiga “Atuo em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e estou sendo pajem, ao invés de professora”. Todos os participantes do Café Filosófico contribuíram com falas e opiniões fundamentadas a respeito do tema, que foi sugerido há um mês, assim como a leitura dos três textos indicados, que seguem abaixo na referência bibliográfica. Ester, aluna do curso de Pedagogia mencionou que “Escola não é parede, a escola somos todos nós. Só vamos fazer a diferença a partir do nosso conhecimento”. Além disso, foi discutido também “[...] que os professores precisam planejar as aulas e ter uma formação continuada”. O aluno Leon, do curso de Educação Física, comentou: “Precisamos dar aula para alunos e para os pais deles e isso não está certo”.
Com relação à contribuição dos professores, o Prof. Fábio contribuiu com a seguinte fala: “[...] os professores precisam estar aptos à mudança e a desafios”. A professora Teresinha abordou a questão que “[...] para se tornar professor este precisa se conhecer”. E questionou “[...] se as práticas atualmente estão de acordo com a realidade dos alunos”. O professor Adalberto falou que todos os professores são cuidadores, pois, além de cuidarem dos alunos, cuidam do seu conhecimento pedagógico. E o professor Victor afirmou que “[...] proficiência exige disciplina, e que o exemplo é a melhor pedagogia”. Também a professora Arlete contribuiu expondo “[...] que o docente deve estar preparado, deve amar o que faz. E que a faculdade é um processo de transformação”.
Além disso, outras temáticas foram discutidas: a gestão democrática de uma escola, a relação indissociável entre teoria e prática, o fato de não haver docência sem discência, entre outros.
Enfim, o Café Filosófico representa uma excelente oportunidade de participação de todos, tendo em vista o caráter da dinâmica que propõe: a interação a partir da fundamentação teórica de temas que merecem ser discutidos.
Referências bibliográficas:
CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores: da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. (Orgs.). A didática em questão. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 13-24.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ática, 2000.

MALHEIROS, B. T. Tecnologia na Educação: novos desafios para a Didática. In: MALHEIROS, B. T. (Orgs). Didática Geral. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p. 167-178.

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